Brasil Proximo Encerramento Mesa principal PB

Apresentação dos resultados pelos partipantes da mesa, entre eles, Alécio Mascarenhas, da Unisol Brasil e Sandra Pareschi, presidente da Nexus Itália.

 
O Seminário de Encerramento do Programa Brasil Próximo no Auditório do Citta, em Campina Grande, Paraíba, ocorreu em 19 de maio deste ano. Na ocasião, ocorreu simultaneamente o Seminário de Integração da Economia Solidária Paraibana, promovido pelos mesmos parceiros do projeto. Durante o evento, estiveram presentes diversas organizações de economia solidária do estado, de diferentes setores e entidades de apoio, que vão além dos parceiros do Brasil Próximo. O encontro foi completado pela exposição de produtos da economia solidária.
Na mesa de abertura, entidades como a UNISOL Brasil, a Nexus Emilia Romagna (Itália), a Emater, o Parque Tecnológico e a Coopnatural, cooperativa têxtil filiada a Unisol, falaram das atividades que foram realizadas no âmbito do Brasil Próximo e as perspectivas de atuação futura.  As intervenções tiveram sempre em vista o fortalecimento dos produtores e produtoras envolvidos na cadeia do algodão orgânico, com o foco  no desenvolvimento desta atividade produtiva e de outras que estão na vocação destas famílias e ainda, nas expectativas do mercado.
Ainda na mesa de abertura, outras entidades, como o Programa de Governo Cooperar e a Secretaria de Agricultura do município de Campina Grande, mostraram-se comprometidas em fortalecer essas ações. E apontaram os caminhos pelos quais será possível fazer o bom uso recursos e das equipes destas entidades, valorizando sempre o modelo associativo e cooperativo.
Passada esta etapa inicial, a UNISOL Brasil, por meio de Alécio Mascarenhas, assessor da entidade, o Prof. Roberto Cândido, representante do Programa Brasil Próximo, e Sabina Breveglieri, representante da Nexus, abordaram os temas mais técnicos do projeto (ações realizadas, perspectivas, parceiros envolvidos, funcionamento do programa entre outros). Desta forma, colheram o feedback do grupo presente com relação ao que está sendo proposto. Essa atividade de avaliação final foi indispensável para o fechamento do Programa.
Passada esta etapa, foi tratado o tema da Integração da Economia Solidária Paraibana sobre dois grandes pilares: a criação da UNISOL Paraíba e a criação da Central de Comercialização da economia solidária. Essa discussão, sem dúvida, levantou o interesse dos participantes pelo caráter direto em suas atividades.
Brasil Proximo plateia PB

Plateia atenta na apresentação de resultados do Brasil Prõximo

Como encaminhamentos, ficaram os seguintes assuntos: a) os representantes da UNISOL  farão a sensibilização dos empreendimentos filiados no estado, assim como disponibilizarão previamente a proposta de Estatuto Social para aprofundar a discussão da criação da UNISOL estadual, que deverá surgir nos próximos meses; e b) serão marcadas reuniões técnicas para avançar no tema da Central de Comercialização com as cooperativas interessadas, assim como deverá ser promovido o planejamento estratégico e análise de viabilidade da Central.
Sobre o programa Brasil Próximo – A iniciativa foi criada há mais de dez anos para a implementação de projetos-piloto de desenvolvimento local em estados e municípios do Brasil e da Itália. No Brasil, foram desenvolvidos projetos em mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí, Paraíba, Paraná e Amazonas. Na Itália, fazem parte da cooperação os estados de Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria.
Fontes: Alécio Mascarenhas, assessor da Unisol Brasil e informações do Programa Brasil Próximo.
Produtos de algodao organica PB

Produtos de algodão orgânico expostos durante o evento

Produtos de algodao organico 2 PB

Produtos de algodão orgânico expostos durante o evento

 
 
 
 
 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp