15 de dezembro é o Dia Nacional da Economia Solidária. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo (SMTE) e a Unisol Brasil promovem uma série de atividades ao longo do dia, na Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários.
A Incubadora é um equipamento público, compartilhado entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo (SMTE) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Funciona como um espaço destinado a fomentar processos de incubação, de apoio à organização, consolidação e sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários por meio de capacitação técnica, tecnológica e profissional.
A data marca o encerramento do Projeto Economia Solidária SP Como Estratégia de Desenvolvimento (Ecosol SP), que mobilizou milhares de pessoas ao longo de seus três anos de funcionamento.
Promovido pela SMTE e executado via convênio pela Unisol Brasil, o Projeto mapeou empreendimentos solidários no município, promoveu a criação e atuação de Redes, formações, criou oportunidades de comercialização e voltou a incentivar um ecossistema que havia se dispersado em anos anteriores, quando o incentivo à Economia Solidária deixou de inspirar políticas públicas no município.
“Foi importante [o Projeto] para mobilização e consolidação das redes e empreendimentos do município de São Paulo – Redes Costura Solidária SP, União dos Sabores Solidários, Rede de Artesanato e Rede de Ecoturismo, e os empreendimentos Retrós Vest, Cooperativa Mistura e Sabores Edite e Coletivo Trans Sol. O Projeto gerou oportunidades, parcerias e espaço de comercialização, que é o grande desafio para a Economia Solidária. A criação da Incubadora Pública foi também importante como espaço de referência para todo esse grupo”, avalia Alice Naomi Takahashi Nishikiori, coordenadora do Projeto.
O Dia da Economia Solidária na Incubadora reunirá empreendimentos e Redes que participaram do Projeto ao longo dos anos e também realizará o encerramento dos ciclos de formação de 2017.
A programação de atividades vai das 10h às 17h, e inclui momentos abertos para o público em geral conhecer o trabalho:
10h às 12h
Rodada de negócios – atividade exclusiva para empreendimentos e Redes do Projeto.
10h às 17h
Exposição de produtos e empreendimentos – momento para conhecer produtos e serviços gerados a partir da formação do Projeto, além dos próprios empreendimentos e Redes.
13h30 às 14h
Desfile de apresentação dos trabalhos dos empreendimentos de costura, com participação do Coletivo Trans Sol, Retrós Vest, Rede de Costura Solidária SP e outros.
14h às 15h
Entrega de certificados dos módulos de formação realizados ao longo de 2017. Ao todo, serão entregues mais de 200 certificados.
15h às16h
Momento Diálogos – atividade exclusiva para as Redes e a SMTE
16h às 16h45
Momento degustação – atividade exclusiva para os empreendimentos e Redes, oferecida pelo curso de gastronomia ministrado na Incubadora e da Rede Sabores Solidários.
 
Serviço
Dia da Economia Solidária na Incubadora
Data: 15/12/2017
Horário: 10h às 17h
Local: Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários (Rua Otto de Alencar 270, Cambuci)

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp