Cachoeiras que de tão bonitas chegam a encher os olhos, artesanato, santuários, casas de cultura, trilhas pela Mata Atlântica, culinária típica e uma vista incrível. Tudo isso e mais um pouco você encontra no Circuito Quilombola, turismo de base comunitária, lançado pelos Quilombos do Vale do Ribeira entre os dias 27 e 29 de março. O assessor técnico da UNISOL Brasil, Eugênio Alves Soares, foi conferir de perto o importante trabalho realizado pelas famílias que moram na região, já que pretendem se organizar para atuarem nos moldes cooperativistas.
Soares colheu informações sobre as necessidades do grupo e encaminhou proposta para realização de oficina com 16 horas de duração, junto aos 14 representantes do conselho gestor do Circuito Quilombola para falar sobre cooperativismo e para que possam realizar intercâmbios e troca de experiências em empreendimentos que já são filiados a UNISOL Brasil.
Para formar o circuito turístico foi preciso três anos de capacitações, planejamento e formatação de produtos nos sete territórios que envolvem o projeto, são eles: André Lopes, Ivaporunduva, Mandira, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, São Pedro e Sapatu, em conjunto com a Associação de Monitores Ambientais de Eldorado, filiadas a Redetraf e Rede Turisol. Para marcar o lançamento, foi desenvolvido um catálogo de todos os atrativos locais e a criação de um site.
O projeto, que é formado por 65 atrativos culturais, naturais, gastronômicos e calendário de festas quilombolas, gerará renda nas comunidades ao mesmo tempo em que possibilita ao visitante conhecer a história de luta dos quilombos pela manutenção da cultura e de territórios.
Se você ficou com vontade de saber mais sobre o Circuito Quilombola não deixe de acessar o site clicando aqui.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Circuito Quilombola. [nggallery id=66]

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp