No decorrer de 2015, os Empreendimentos Econômicos Solidários atuantes na Rede Olhares do Sul, Art’Escama, Ecopapel, Feito a Mão, Inovarte e Mãos de Fadas, acessaram duas consultorias: de Comunicação e Divulgação, com a Patuá Comunicação Responsável e Desenvolvimento de Produtos, e a segunda, com o propósito de desenvolverem uma nova coleção de produtos variados, com a Cooperativa Vivá Moará. 

Ambas consultorias foram possíveis por meio do Projeto REDES, executado pela Unisol Brasil, com recursos provenientes da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, do Ministério do Trabalho e Emprego.—MTE. E teve a liderança da Unisol RS, que tem 

Foi um longo desafio, pois o desejo de produzir peças que identificassem a cultura e a história de Porto Alegre era grande, principalmente quebrar a barreira difícil de autoria de fotos e imagens. E principalmente, que as imagens utilizadas revelassem o seu olhar (o dos participantes da Rede ) sobre a nossa Porto Alegre. Os temas abordados são os pontos turísticos e monumentos, calçadas, flora e fauna, esta última, baseada no que existe na Reserva do Lami. A nova coleção se chama OLHARES DE PORTO ALEGRE! Ela é composta por: 

  •  Chaveiros com a fauna – a partir de resíduos de couro.
  • Chaveiros com a fauna a partir de resíduos de malotes – banrisul.
  • Bolsas com os pontos turísticos, fauna, calçadas – a partir dos malotes banrisul.
  • Bolsas para piquenique e necessaires com  flora e pontos turísticos , a partir dos malotes do banrisul.
  • Quadros em resíduos de  tecido,  com pintura aquarelada com estampas de porto alegre antiga – pontos turísticos.
  • Mini camisetas com pintura aquarelada da Porto Alegre – antiga.
  • Embalagens de vinho – com pontos turísticos e fauna, com reaproveitamento de couro de peixe.
  • Almofadas de jardim e jogos americanos a partir de banners.

Dessa forma, de julho a setembro/2015, a partir de oficinas de desenvolvimento de produtos com a designer Marjorie Gubert, fomos pensando o tema da coleção, desenvolvendo os produtos, sempre com o reaproveitamento de resíduos – banners, lonas de malotes, têxteis, couro, latinhas de bebidas, papel.

Fotos do andamento da Consultoria com Gubert. Crédito de todas as fotos: Rede Olhares do Sul.

Em outubro iniciamos as oficinas com a Consultora Monica Heydrich, tendo por base as imagens escolhidas de Porto Alegre, onde aprendemos técnicas de desenho. Assim, criamos 62 desenhos, para serem utilizados nas coleções da Rede Olhares do Sul. Foram momentos de superação, do medo de desenvolver a habilidade de desenhar. Vejam nas imagens abaixo:

Em janeiro retomamos as atividades, para a partir das imagens criadas por nós, confeccionarmos carimbos e estêncil e aprendermos a exeutar as estampas, outro grande desafio que estamos confiantes de vencer (imagens mais abaixo).

A coleção OLHARES DE PORTO ALEGRE está prevista para ser lançada no final de março de 2016, durante as comemorações do aniversário de Porto Alegre. (26/03). Logo mais, postaremos fotos dos produtos, aqui!

A Rede Olhares do Sul tem sua origem na Setorial de Artesanato, da Unisol RS, criada em 2011, atualmente está com cinco Empreendimentos Solidários ativos. Todos os produtos são confeccionados a partir do reaproveitamento de resíduos, em especial, latinhas de bebidas, papéis, escamas, tecidos diversos, lonas de malotes e banners.

Na próxima matéria, falaremos das ações dos EES filiados da Unisol RS que estarão presentes no Forum Social Mundial, para atraírem visitantes para a loja solidária da Rede. O Fórum Social Mundial de Porto Alegre (RS) acontece de 16 a 23 de janeiro, na capital porto alegrense.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp