CapaSol-770x428 Banner Credito Prefeitura Municipal de Ubatuba

No sábado, 03 de outubro, aconteceu o 1º Seminário da Rede Ubatuba de Economia Solidária (Ubasol), no Casarão do Porto (Praça Anchieta, 38), promovidos pela Unisol SP, Prefeitura de Ubatuba e com o apoio da Unisol Brasil.  A população foi convidada e participou deste importante momento da Ecosol no município litorâneo.  O assessor Wenderson Gasparotto, da Unisol BR, Ivo Pons, da Associação Design Possível, filiada da Unisol BR e o assessor técnico local Rafael Souza estiveram presentes à frente de atividades.

Desde 2014 os movimentos para a criação e consolidação da Rede vem sendo executados, com o envolvimento da Prefeitura de Ubatuba e da Unisol SP, dirigida por Leo Pinho. Veja aqui a participação do grupo um evento recente http://unisol.coop/gQ 

O objetivo do Seminário foi o de informar e capacitar todas as pessoas e empreendimentos interessados sobre as modalidades de formalização de atividades de economia solidária, que incluem cooperativas e associações de microempreendedores individuais (MEI), entre outros.

Também foram tratadas as características jurídicas e fiscais de cada modalidade e os potenciais para o desenvolvimento e fortalecimento desses empreendimentos nas políticas públicas do município como o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e feiras de economia solidária.

A rede Ubasol articula em cadeia produtiva vários segmentos de empreendimentos solidários relacionados entre si por sua atividade econômica ou identidade. Já fazem parte da rede agricultores familiares, pescadores artesanais, artesãos, costureiras e catadores de resíduos sólidos. Durante o seminário, realizou-se uma oficina para colher idéias para o desenvolvimento da logomarca da rede.

A Cooperativa de Recicláveis Coco e Cia é o primeiro empreendimento participante da rede que se formalizou nesse processo. “Produzir riqueza com responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e inclusão produtiva são os objetivos da cooperativa Coco e Cia, em parceria com a Ubasol e a Prefeitura de Ubatuba”, conta Gilda Godoy, que integra a rede.

Ações da Rede Ubasol com cooperativas e EESs interessados em ecosol. Crédito: Wenderson Gasparotto/Unisol SP.

Seminário Ubasol com Rede Ubasol, EESs e participantes interessados em ecosol. Crédito: Wenderson Gasparotto/Unisol SP.

O seminário também levou uma discussão sobre a economia criativa, liderada por Pons. Na Unisol SP, este ano, fora criado o Setorial de Economia das Culturas e Criativa, a qual os educadores Eduardo Barbosa (Bob Controversista) e Erica Ribeiro são os articuladores de ações envolvendo os cinco setoriais agredados a este setorial maior – que agrega outros cinco setoriais de São Paulo: Cooperativismo Social, Artesanato, Segurança Alimentar, Confecção e Costura e Turismo. Veja mais nos Facebooks, página da Unisol SP http://unisol.coop/gN e grupo público do Setorial http://unisol.coop/gP. 

Diferentemente da economia tradicional, de manufatura, agricultura e comércio, a economia criativa foca no potencial para produzir bens e serviços criativos tangíveis e intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico.

Grande parte dessas atividades vem do setor de cultura, moda, design, música e artesanato. Outra parte é oriunda do setor de tecnologia e inovação, como o desenvolvimento de softwares, jogos eletrônicos e aparelhos de celular. Também estão incluídas as atividades de televisão, rádio, cinema e fotografia, além da expansão dos diferentes usos da internet, por exemplo.

Outras informações podem ser obtidas pelo email economiasolidaria.ubatuba@gmail.com ou com o assessor técnico da Unisol, Rafael Souza – (12) 98171-1982 ou 3833-3500.

Fontes: Unisol Brasil, Unisol SP, Site da Prefeitura de Ubatuba (SP).

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp