O segundo dia do Seminário Nacional UNISOL Brasil foi iniciado com leitura do regimento interno, na presença de delegados e convidados, na plenária. As normas e regras foram aprovadas por unanimidade, o que permitiu a continuidade das atividades, com o debate de sete eixos estratégicos. O evento acontece no Cenforpe Ruth Cardoso, em São Bernardo do Campo, nesta quinta-feira, dia 22.
Um dos temas que mais chamou a atenção dos presentes foi ‘Crédito e Finanças Solidárias’, mediado por Marcelo Rodrigues e organizado por Paulo Roberto de Toledo, gerente da UNISOL Finanças. O objetivo foi apontar caminhos e diretrizes estratégicas para que cooperativas tenham capital financeiro a fim de investirem em projetos.
A UNISOL Finanças, criada em 2006, têm capital de giro de 2,5 milhões de reais por ano em empréstimos em forma de duplicata. Crédito cedido para empreendimentos que, após a comercialização do produto, devolve o dinheiro a instituição. “Criamos o Fundo de Investimento Solidário no último congresso da UNISOL, já que o sistema financeiro no Brasil é muito burocrático”, avaliou Rodrigues.
No campo da Inovação e Tecnologia, Maysa Gadelha, presidente da CoopNatural, na Paraíba, foi a mediadora do tema, ao lado de Eugênio Alves Soares, assessor técnico da UNISOL Brasil e Fábio Luiz Cardoso, coordenador do projeto Cataforte.
Em sua fala, Maysa questionou maneiras dos cooperados buscarem recursos para ciclos inovados, além da fomentação de atitudes coletivas e de incentivo ao cultivo de produtos orgânicos com foco na sustentabilidade.
A estrutura da UNISOL Brasil foi o terceiro eixo discutido, com a presença de Teonílio Monteiro, o Barba, diretor da UNISOL Brasil, além do assessor da Direção, Alexandre Antônio da Silva, que organizou a pauta.
Em seguida, o eixo Marco Jurídico colocou aos presentes a necessidade de aprovar lei geral e proposta de percentual de capital social para cada cooperado. Sustentabilidade Econômica Financeira da UNISOL Brasil; Estratégia e Prioridades de Ação; Relações Nacionais e Internacionais ocorreram respectivamente.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp