FSM-BA
Por Ana Paula de la Orden (Ascom coletivo baiano FSM)
 
Acontece nos próximos dias 26 e 27 de maio o Seminário Nacional “Movimentos brasileiros em diálogo – Um Fórum Social Mundial (FSM) na Bahia é possível?”, na sede da Bahiater, no bairro de Itapuã, a partir das 9h. O evento é uma realização do Coletivo Baiano do FSM e do Coletivo Brasileiro pro FSM na Bahia, que reúnem cerca de 200 movimentos, redes e organizações da sociedade civil organizada, e contará com a participação de entidades de todo o Brasil.
O seminário tem como principal objetivo decidir de forma coletiva e em âmbito nacional se Salvador sediará o FSM em março de 2018, além de promover reflexões e debates sobre a temática. Mesas de debate, apresentações culturais, grupos de trabalho e rodas de diálogo serão algumas das atividades realizadas nos dois dias da plenária.
A proposta é que Salvador seja o palco de convergência de um processo e de um evento internacional. O FSM constitui-se como o maior encontro mundial da sociedade civil planetária. O Coletivo Baiano do FSM busca reunir condições políticas e operacionais para a realização do Fórum em Salvador, o que já recebeu o aval do Conselho Internacional do FSM em janeiro de 2017, durante o Fórum Social das Resistências que ocorreu em Porto Alegre.
O Seminário Nacional “Movimentos brasileiros em diálogo – Um Fórum Social Mundial (FSM) na Bahia é possível?” é direcionado para representantes de movimentos e organizações sociais, locais, nacionais e internacionais, que apresentem atuação na temática social e que tenham militância no segmento sobre o tema central do evento e os transversais.
As mesas de debates terão como temas: “Análise da conjuntura nacional e internacional”, “A construção do FSM na Bahia e as condições para sua realização”, entre outros. No último dia, serão realizadas ainda rodas de diálogos e a deliberação sobre a possível realização do FSM na Bahia.
Dentre os convidados, Rita Freire, ex-Presidenta do Conselho da EBC e Fórum Mundial de Mídia Livre; Mauri Cruz, Diretor executivo da Abong (Associação Brasileira de ONGs); Rogério Pantoja, Diretor Nacional da CUT-Brasil; Liège Rocha, Direção da União Brasileira de Mulheres; Gilberto Leal , Diretor Nacional da CONEN – Coordenação de Entidades Negras / Brasil.
Sobre o Fórum Social Mundial
O Fórum Social Mundial (FSM), uma iniciativa da sociedade civil, nascida em 2001, em Porto Alegre, é um encontro democrático que procura incentivar os debates e o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais, as organizações baseadas em comunidades (OBCs), as organizações não governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil (OSCs) que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital.
Mais do que um evento, o FSM constitui-se como um processo de mobilização e articulação da sociedade civil planetária, que se desdobra em dinâmicas de articulação dos movimentos sociais no âmbito local, nacional e regional. O local e o global estão entrelaçados.
O FSM se organiza propondo um encontro mundial a cada dois anos (a partir de 2007), sendo que nos anos de intervalo, fóruns temáticos descentralizados e autônomos são fortemente encorajados, a fim de dar seguimento às articulações e reflexões críticas nos diferentes países e regiões. O último foi realizado no Canadá, em 2016.
SERVIÇO
O que: Seminário Nacional “Movimentos brasileiros em diálogo – Um Fórum Social Mundial (FSM) na Bahia é possível?”
Quando: 26 e 27 de maio de 2017
Onde: Sede da Bahiater – Avenida Dorival Caymmi – 15649 – Itapuã
Quanto: Gratuito – sujeito a inscrição (fsmcoletivobahia@gmail.com)

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp