A valorização da cultura regional é uma característica da Economia Solidária. A Unisol Brasil, a Unisol SP e a Incubadora SBCSOL marcaram presença na 7ª edição da “Festa Muitos Povos, Uma Cidade”, que aconteceu em São Bernardo do Campo (SP), de 05 a 07 de setembro.
Na festa, comunidades de migrantes e imigrantes mostraram um pouco de sua história e cultura por meio da culinária, artesanato, música e dança. Contou com 36 barracas, com 20 opções gastronômicas e 16 voltadas ao artesanato. Desta forma, o evento valoriza e difunde a cultura dos povos, representados pelas diversas comunidades, além das culturas nacionais como as nordeste, entre outras, com muita música, artesanato local e gastronomia ímpar.
O local da festa, o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, no Parque Chácara Silvestre, reuniu as diversas dimensões culturais de comunidades que ajudaram a formar a região, como da Itália, Japão, Rússia, China, Índia, Portugal, Bolívia, Peru, Piauí, Minas Gerais, indígenas, negros, entre outras. Ao longo dos dias, ocorreram apresentações típicas desses povos. No domingo, algumas das atrações foram a capoeira, o candomblé, o Coral Guarani Tenondé Porã, Rancho de Portugal, Chico Rey e Paraná, Orquestra de Viola Caipira de SBC, Orquestra de Bandolim e Raízes do Sertão.
A festividade ocorre desde 2009.
Fontes: Secom PMSBC; Elizabete Rocha.
IMG-20150906-WA0000
IMG-20150906-WA0005

Barracas com produtos das comunidades participantes da Festa. Crédito: Elizabete Rocha

Barracas com produtos das comunidades participantes da Festa. Crédito: Elizabete Rocha

 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp