De 08 a 16 de agosto, seminários, exposição, feira de economia solidária, cultura e ocupação urbana tomarão a Avenida Paulista. O Setorial de Economia das Culturas e Criativa, da Unisol Brasil, tem realizado um trabalho intenso junto aos parceiros e beneficiando os Empreendimentos Econômicos Solidários e a comunidade de norte a sul da capital paulista.
Estas atividades se distribuirão por espaços da Paulista, reunindo conceitos, perspectivas e produtos da economia solidária, ou inspirados por ela. Os paulistanos poderão entender melhor como a economia solidária se articula no território e que tipo de serviços e produtos são ofertados, incluindo arte, artesanato, costura, dentre outros.
O design como inspiração e possibilidade para a economia solidária é o tema da exposição Design, Artesanato e a Cidade, que acontece no Conjunto Nacional, de 10 a 16/08, uma realização da Associação Objeto Brasil, Coletivo Brasil Design e UNISOL SP. E com apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), Instituto Ecotece e empreendimentos de costura e artesanato completam a mostra. O projeto expositivo é de Adriana Yazbek e os expositores são confeccionados também por empreendimentos de economia solidária, em marcenaria.
A economia solidária está também presentes em dois outros eventos de design que acontecem durante o mês de agosto: o Design Weekend, maior festival de design da América Latina, realizado de 12 a 16/08; e a Craft Design, feira de negócios, tendências, decoração e design que acontece de 13 a 16/08.
Na Craft Design, haverá um stand da empresa social Design Possível expondo produtos de EESs que ela assiste, e ainda produtos da ArteTaba, de Tabatinga (AM), resultados de uma parceria viabilizada pelo Sebrae entre o EES e a designer de joias Patricia Henna.
Um seminário focado em design e economia solidária ocupa a Sala Oscar Niemeyer, no Cine Caixa Belas Artes, no dia 12/08, das 13h às 17h.
Produtos originários desta economia poderão ser consumidos na Feira de Economia Solidária (promovida pela Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária) no Parque Mário Covas, no dia 08/08, e durante a movimentação cultural que ocupará o Vão do MASP de 10 a 14/08.
Mobilidade urbana, moda, roda de samba, oficinas, saraus, exposição de telas de artistas urbanos e outras atividades envolvendo empreendimentos e coletivos da Economia das Culturas/Criativa acontecerão sob o vão do museu.
A mobilização é parte do Projeto Economia Solidária SP Como Estratégia de Desenvolvimento, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo (SDTE) e pela UNISOL SP – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários.
O projeto tem como objetivo ser instrumento de construção de uma Política Pública Municipal de Economia Solidária e Empreendedorismo na cidade, combinando um marco legal adequado com um conjunto de ações de articulação dos empreendimentos e empreendedores populares, bem como consolidar o comércio justo e solidário na cidade por meio da articulação de inciativas e da consolidação de uma estratégia em rede.
Participaram da primeira fase do processo (mobilização e levantamento), de janeiro a julho, 570 pessoas, que muitas vezes representam mais de um empreendimento. Foram alcançados 312 empreendimentos, 108 entidades parceiras, de apoio e comercialização, e 3.734pessoas.
Fonte e crédito das fotos: Bob Controversista, Design Possível e Setorial de Economia das Culturas e Criativa.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp