A Prefeitura de Osasco, com apoio da UNISOL Brasil, realizou o Seminário de Resíduos Sólidos – Os Avanços e Desafios da Coleta Seletiva nos Municípios. O evento ocorreu no Centro de Formação dos Professores, localizado em Osasco, no dia 17 de setembro. A ação contou com a participação de cerca de 250 pessoas, entre elas o prefeito da cidade, Emídio de Souza, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente, Nabil Bonduki, o promotor de justiça do Estado e do Movimento Nacional dos Catadores, Eduardo Ferreira, o ex-presidente e suplente do setor de Metalurgia da UNISOL, Cláudio Domingos da Silva, o assessor técnico da UNISOL Fábio Luiz Cardoso, além de deputados, vereadores e presidentes de cooperativas.
A manhã foi reservada para a solenidade de abertura do evento com palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ministrada por Bonduki. O secretário ressaltou a importância da participação da sociedade civil e, principalmente, dos catadores nas audiências públicas que acontecem em todo o Brasil sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Uma das audiências está marcada para os dias 10 e 11 de outubro, em São Paulo. Dando continuidade aos trabalhos, a representante do Movimento Nacional dos Catadores, Luzia Maria Honorato e o promotor Ferreira discursaram.
Já a parte da tarde foi marcada por debates relativos às experiências da Coopecent, localizada no ABC, da Rede Catavida, situada em Sorocaba, da Reciclamp, de Campinas e CataSampa. Na ocasião, foi possível perceber o caminho trilhado por cada um dos empreendimentos e a importância que tiveram e que ainda tem na organização dos catadores, na melhoria da renda dos trabalhadores e no reconhecimento dos governos.
Durante o seminário, também foi apresentado o plano de estruturação da Rede Oeste de Comercialização (composto por grupos de catadores dos municípios de Cotia, Itapevi, Osasco, Taboão da Serra e região Oeste de São Paulo) promovido pela UNISOL dentro das ações do projeto Cataforte (Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis).
Em tom de encerramento, os presentes comemoraram o aniversário de seis anos de existência das cooperativas Coopernatuz e Coopermundi. A festa teve direito a bolo, Parabéns a Você e confraternização.[nggallery id=25] Confira ainda o que foi publicado na mídia sobre o seminário clicando aqui.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp