presidente da Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes Cospe (Cooperazione per ló Sviluppo dei Paesi Emergenti), Fabio Laurenzi e Magda Almeida, da Unisol Bahia e Coopertane.Crédito: MTE.

Presidente da Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes Cospe (Cooperazione per ló Sviluppo dei Paesi Emergenti), Fabio Laurenzi e Magda Almeida, da Unisol Bahia e Coopertane.Crédito: MTE.

Acompanhar os acontecimentos da Ecosol no nível local, estadual, federal e internacional tem sido o compromisso de assessores e membros dos conselhos e diretoria da Unisol Brasil. Na quinta-feira 08 de outubro, em Bolonha, na Itália, Magda Almeida, diretora-executiva da Unisol Bahia e da Coopertane, (Cooperativa Múltipla União Popular dos Trabalhadores de Tancredo Neves), de Salvador (BA), empreendimento filiado à Unisol e especializado em itens de escritório produzidos com papel reciclado, participou do lançamento do projeto internacional “Economia Solidária e Social com Abordagem no Desenvolvimento Sustentável em 2015 e Além (SSEDAS)” (em tradução livre), que faz parte da campanha do Ano do Desenvolvimento Europeu 2015 (EYD).
No evento, ocorrido durante o “Terra di Tutti Film Festival”, foram exibidos documentários sobre o tema, seguido por um painel de discussão que contou com a participação de Magda como delegada da Unisol Brasil; do coordenador europeu da Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (RIPESS), Jason Nardi; do presidente da Cooperativa de Produtores Orgânico Arvaia (Cooperativa di Cittadini Coltivatori Biologici), Alberto Veronesi; do presidente da Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes Cospe (Cooperazione per ló Sviluppo dei Paesi Emergenti), Fabio Laurenzi; e a coordenadora do Projeto Susy Costanzo – Diamo vite all’Africa, Elisa Delvecchio.
O projeto é liderado pela COSPE. Veja mais informações (em italiano) aqui. O site do projeto, em inglês, você encontra aqui. Veja também as atualizações da iniciativa no Facebook.
Magda Italia trabalho cooperativo imagem site Cospe projeto cotrana_small-e1398853613332-460x350

Imagem que representa os trabalhadores cooperados na categoria metalúrgica. Crédito: COSPE.

Segundo o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Previdência Social (Senaes/MTPS), Benedito Oliveira, que representou o secretário de Economia Solidária, Paul Singer, no evento, o principal objetivo do projeto internacional foi contribuir para o desenvolvimento sustentável global e a erradicação da pobreza na busca de uma vida digna, além de reforçar as competências dos atores da economia social e solidária em 46 regiões da Europa por meio de atividades de pesquisa, formação, sensibilização e comunicação.
Para isso, foi estabelecida uma série de atividades para o período de 2015-2017, como uma seleção de exemplos de boas práticas de economia social e solidária e suas performances a nível nacional e internacional; reuniões da rede com atores relevantes (governo, ONGs, o setor de educação, empreendedores sociais, etc.); participação em ações regionais e internacionais que promovem a economia solidária; e divulgações por meio da imprensa e de festivais de cinema.
Fonte: MTE/Senaes, COSPE e CERAI.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp