Economia solidária gera emprego, renda, pratica o comércio justo e ainda contribui com a preservação do meio ambiente

Economia solidária gera emprego, renda, pratica o comércio justo e ainda contribui com a preservação do meio ambiente

Em um mundo cada vez mais preocupado com questões ambientais e sociais, a economia solidária surge como uma das opções viáveis para tornar a produção de bens e serviços verdadeiramente sustentáveis. Isso porque a visão de que a atividade tem de ser vantajosa para todos os envolvidos e a consciência ecológica estão embutidas no DNA do segmento.
Sustentabilidade é o nosso diferencial ambiental, econômico e social. Não praticamos sustentabilidade por marketing ou para passar uma imagem positiva e sim porque vivemos disso. É a essência de nossas atividades”, afirma Marcelo Rodrigues, diretor-tesoureiro da Unisol Brasil.
Sendo a sustentabilidade a essência da economia solidária, os empreendimentos do setor não precisam se esforçar muito para atender exigências sociais e ambientais, ao contrário do que ocorre com empresas da economia tradicional
“Por essa razão, acreditamos que quanto maior a necessidade de a economia ser sustentável em todos os aspectos, maior é o espaço para os empreendimentos solidários”, completa.
Rodrigues, no entanto, evita fazer críticas à economia tradicional, que coloca o capital acima dos demais interesses da sociedade. Para o membro da diretoria da Unisol Brasil, o mais correto é desenvolver uma estratégia para que o debate sobre o setor tenha mais espaço nas discussões governamentais.
“Colocar esse tema na pauta do poder público é importante porque a economia solidária tem de ter um marco que a regule. Sem isso o desafio que temos pela frente será mais difícil. Vale lembrar, que programas do governo como o PAA e o PNAE ajudaram muito a agricultura familiar, assim como a Política Nacional de Resíduos Sólidos fortaleceu as cooperativas de catadores”, finalizou.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp