Dirigentes participaram pela primeira vez da feira alemã

Cooperado trabalhando numa das máquinas da empresa

A Uniforja é uma empresa recuperada que serve de exemplo para a economia solidária do Brasil e da América Latina. Denominada Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia, foi constituída em meados de 2000, após superar muitas dificuldades, características do processo de transição de uma empresa privada para um empreendimento econômico solidário (EES). Situada em Diadema, na região conhecida por ABCD, em São Paulo, tem uma área própria de 65.000m2.
Ocupando um segmento importante na metalurgia, e concorrendo com empresas do exterior, a Uniforja é a maior fabricante de anéis, flanges e conexões de aço forjado de toda América Latina. Entrevistamos o seu diretor financeiro, que conversou com o site sobre a parceria com a Unisol Brasil e novos caminhos para o crescimento:
UB – Qual o principal desafio para a Unisol Brasil nos próximos anos, no seu ponto de vista ?
Maurício Costa – O grande desafio da Unisol será o de fortalecer o cooperativismos brasileiro. Sabemos da distância entre o nosso sonho e a realidade. Precisamos evoluir nos marcos jurídicos, estabilizar as gestões dos empreendimentos, no sentido de profissionalizar cada vez mais. Apenas a Unisol é capaz de reunir as experiências e multiplicá-las na Economia Solidária, em especial no segmento de empresas recuperadas.
UB – Que aspecto gostaria de destacar entre as atividades ?
MC – A formação deve ser uma bandeira da Unisol, seja com os seus profissionais, seja estimulando a formação nos empreendimentos, para a busca de melhoria contínua.
UB – Existe alguma linha de ação que você acredita que poderá dar um impulso nos planos de expansão ?
MC – Com a Estruturadora Brasileira de Projetos Sociais ([EBPS] – assunto de matéria aqui no site em http://unisol.coop/fN), vamos conseguir alcançar novos horizontes, para trazer resultados profissionais aos empreendimentos. É necessário que os EES estejam ainda mais próximos da Unisol, contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento da entidade.
UB – E sobre as parcerias internacionais ?
MC – Seria muito importante trazer para as cooperativas afiliadas da Unisol, as experiências internacionais, para que possamos compreender e estabelecer novos parâmetros. Por fim, os empreendimentos precisam acreditar que com a Unisol, podemos ir mais distantes, podemos inovar, podemos participar dos debates para novos marcos jurídicos, podemos ser melhores.
Mais sobre a Uniforja
A Uniforja possui engenharia própria capaz de dar suporte aos desenvolvimentos e produção de seus produtos. Possui ferramentas totalmente focadas na melhoria continua de seus processos, certificada em ISO 9001:2000, ISO-TS 16949:2002 (setor automotivo). É qualificada pela Petrobrás como fabricante, assim, mantém o alto nível de seus produtos e serviços, contribuindo em larga escala com o crescimento do país.
Investindo constantemente em modernizações de seu parque fabril e na qualificação de seus gestores e colaboradores, visa sempre um melhor desempenho e oferecer produtos com preços competitivos e com alta qualidade. Saiba mais sobre a Uniforja em www.uniforja.com.br

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp