A Unisol Brasil participa, no dia 25 de janeiro, do ato de lançamento da Aliança em prol da Área de Proteção Ambiental (APA) da Pedra Branca, na cidade de Caldas, estado de Minas Gerais. A Aliança é uma federação de pessoas jurídicas sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento sustentável e solidário e a proteção da biodiversidade e dos bens culturais e ambientais localizados na Serra da Pedra Branca e entorno.
Criada para proteger a APA, buscando cuidar da mediação com o poder público e a participação em instituições e conselhos federais, estaduais e municipais, a Aliança busca ainda realizar atividades de melhoria da qualidade de vida para as pessoas que vivem em comunidades no local, sejam essas atividades culturais, sociais e/ou de desenvolvimento econômico solidário e sustentável.
A APA da Pedra Branca é municipal, e foi criada com o nome de Santuário Ecológico da Pedra Branca no ano de 2006. São 12 mil hectares no município de Caldas, mas o projeto original inclui também áreas da serra nos municípios de Santa Rita de Caldas e Ibitiúra de Minas. O lugar vem sofrendo pressões de atividades de mineração e supressão de espécies de Mata Atlântica.
O Conselho Gestor da APA da Pedra Branca (CONGEAPA), instituído pela lei que criou a Área de Proteção, conta com pouco apoio público para os trabalhos, o que tem prejudicado a realização de projetos que garantam o desenvolvimento responsável e o monitoramento para impedir a destruição da área.
Os grupos que constituirão a Aliança pela APA já vinham atuando em rede e se formalizam enquanto federação no próximo dia 25 de janeiro, promovendo uma série de atividades gratuitas a partir das 13h na praça central de Caldas, na frente da Igreja do Rosário.
Serão oferecidos cursos, palestras e debates sobre a Serra e a APA, com abordagens ambientais, botânicas, geográficas e biológicas. O consumo responsável e a Economia Solidária, agroecologia, produção orgânica e geração e renda em unidades de conservação serão também foco do evento, que abordará ainda temas como espécies em extinção e impactos da mineração dentro de unidades de conservação no país.
Haverá feira de produtos orgânicos e agroecológicos, distribuição de mudas de árvores nativas da região, cerimônia de filiação de entidades na Aliança, realização de assembleia, lançamento de vídeo sobre a mineração na APA da Pedra Branca (trabalho de alunos do IF Sul de Minas), presença de deputados, representantes do governo estadual e autoridades dos três municípios.
O presidente da UNISOL Brasil e da Federação UNICOPAS, Leo Pinho, ministrará a palestra “Construindo vida digna e sustentável de agricultores em todo o Brasil através da Economia Solidária”, a partir das 15h.
A programação de oficinas e palestras tem início às 13h30, e conta ainda com a oficina “Consumo responsável e Economia Solidária promovendo a alimentação saudável e vida digna no campo”, com Valéria Freixedas (Rede de Economia Solidária de Piracicaba); palestra “Finanças Solidárias, um instrumento para promoção do desenvolvimento local sustentável, com Dirval Cruz (Cáritas Brasileira – regional São Paulo); palestra “Consciência e abundância: caminhos para entender e superar a crise econômica”, com Paulo Roberto da Silva (escritor, agricultor e doutor em ciências contábeis); oficina “Impactos da Mineração nas comunidades atingidas”, com Myrlene (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) e Filipe (Cáritas Brasileira – Regional MG).
“Apesar das dificuldades, estamos num momento de grande união das cidades de Caldas, Santa Rita e Ibitiúra, criando uma organização que pode gerar um modelo de desenvolvimento que gere renda e mantenha nosso meio ambiente preservado”, avalia Daniel Tygel, empresário e integrante da articulação em entrevista à TV Plan.
Saiba mais:
ApaPedraBranca

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp