A Região Norte do País continua recebendo assistência e assessoria da Unisol Brasil (UB), em parceria com o SEBRAE/AC. Estiveram reunidos, no dia 09 de setembro, vários atores da Ecosol do Estado. Carlos Omar, da coordenação local da UNISOL Brasil, juntamente com representante da gerência de agroindústria do SEBRAE/AC, produtores rurais do projeto de assentamento Porto Luiz I, do município de Acrelândia (AC), um representante da empresa Aplicativa Brasil, da Rede Acreana de Jovens em Ação (REAJA) e da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) discutiram a busca de alternativas para comercialização e industrialização de produtos derivados.
Para o objetivo se concretizar, conta-se com o apoio do SEBRAE/AC e da REDE SOLIDÁRIA BAIXO ACRE. Durante o encontro, foram debatidos objetivos principais para o avanço das ações: o de identificar as principais necessidades e dificuldades dos produtores em relação ao processamento e venda, principalmente da banana, que é um dos principais produtos; e a criação de uma Cooperativa de produtores, para facilitar no processo de organização e comércio dos produtos.
Além disso, será elaborado um planejamento estratégico, que defina as diretrizes e ações a serem desenvolvidas pelos produtores. Na oportunidade, Omar falou sobre o Projeto REDES, em andamento. Executado pela UNISOL Brasil, por meio da chamada pública de Parceria SENAES/MTE 004/2012, é fruto de convênio firmado com estas entidades. Desta forma,  possibilitou a implantação da Rede Solidária Baixo Acre, da qual fazem parte os empreendimentos:  ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES AGRICULTORAS DO PORTO LUIZ I E ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DO PROJETO PORTO LUIZ I.
No contexto da produção de banana, Acrelândia é hoje o maior produtor desta fruta no Estado do Acre, cuja capacidade de produção está acima de 12.702 toneladas, conforme dados do IBGE. Nesse sentido, a UB está apoiando principalmente esses dois EESs, inclusive por estarem em processo de filiação à UNISOL Brasil e principalmente por serem empreendimentos da Economia Solidária e Agricultura Familiar, localizados em projetos de assentamento do INCRA, recém-implantado.
Omar ressalta “A preocupação da UNISOL Brasil/AC é trabalhar o fortalecimento do empreendimento organizacional, conceitos da economia solidária, gestão, qualidade da produção e outros”.
Fontes: Carlos Omar e  IBGE – Produção Agrícola Municipal 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2013

UNISOL E Sebrae ACRE Credito Carlos Omar

Fotos 1 e 2 – Carlos Omar (no centro, de camisa branca) com membros dos EESs e entidades. Crédito Carlos Omar.

UNISOL E Sebrae ACRE Credito Carlos Omar 2

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp