O sucesso de mais de doze anos de realização de Encontro de Comércio Exterior (Encomex) por todo o território brasileiro impulsionou a realização do primeiro Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul) na última semana, nos dias 16 e 17, em Foz do Iguaçu. O evento contou com a presença de representantes dos governos, entidades privadas e organizações do terceiro setor do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além de empresários de todo o mundo e de diversos segmentos.
 


Estande UNISOL Brasil no Encomex Mercosul

 
O evento acelerou o processo de integração dos países pertencentes ao Mercado Comum do Sul. Seguindo as diretrizes traçadas para a região, o Encomex priorizou a rápida retomada do crescimento econômico dos participantes do Mercosul e incentivou o processo de integração de forma justa e equilibrada. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “é preciso criar as condições para que as oportunidades se dêem para todos os países”.
Apoiada pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a UNISOL Brasil teve forte presença no acontecimento. Além de seus representantes Marcelo Kehdi Gomes Rodrigues, Secretário Geral, Gilson Gonçalves, Diretor Tesoureiro, Victor Mellão, Assessor de Relações Internacionais e Jeferson Damascena, Assessor Técnico da UNISOL Brasil do estado do Paraná, cinco cooperativas marcaram presença: Casa Apis (PI), Cocajupi (PI), CSJ Metalúrgica (SP), Copromem (SP) e Unipol (SC).
Para Marcelo Rodrigues, “a participação institucional da UNISOL Brasil e de suas cooperativas na Encomex Mercosul é mais um passo em busca do fortalecimento do movimento cooperativista e da economia solidária no Brasil, expandindo suas fronteiras aos países do Mercosul e América Latina”. Ele ainda salientou “a UNISOL Brasil aposta na difusão e aproximação do cooperativismo e da economia solidária entre os países da América Latina, integrando efetivamente suas iniciativas e práticas econômicas. Nessa Encomex teve cooperativas que participaram e efetivaram negócios, outras abriram portas para futuras vendas. Destaco ainda a importância da Rede Especializada do Cooperativismo do Mercosul (RECM) para potencializar as ações de integração dos cooperativismo e economia solidária entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil.” Devido ao sucesso do evento, mais uma edição foi programada para o ano de 2010.
 
Maiores informações:
http://www.encomex.desenvolvimento.gov.br/mercosul
 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp