No fim de julho, técnicos da UNISOL Ater Baixo Sul, na Bahia, participaram da Caravana RESPEITE AS MINA, no município de Valença. O evento teve como objetivo sensibilizar a população para a importância do combate à violência contra as mulheres e estimular o fortalecimento e a capacitação da rede de atenção às mulheres.
O projeto da Caravana é desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres do estado da Bahia (SPM) em parceria com o Instituto Avon e apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher. Julieta Palmeira, Secretária de Políticas para Mulheres, visitou os grupos de mulheres que produzem e comercializam alimentos e que têm assistência técnica da UNISOL.
“As políticas públicas para mulheres são fundamentais em nosso trabalho, uma vez que o projeto da UNISOL aqui no Baixo Sul é predominantemente voltado às mulheres. Hoje essas mulheres são protagonistas, garantem a renda da família. Temos participado de feiras feministas e de economia solidária, e sempre convidamos a Secretaria para ver nossas atividades e conhecer o trabalho dessas mulheres. A participação em eventos como esse, da Caravana, é importante porque é onde divulgamos o trabalho delas”, diz Claudia Silva, coordenadora de projetos da UNISOL no Território Baixo Sul da Bahia.
O projeto da UNISOL na região do Baixo Sul da Bahia visa promover a melhoria da qualidade de vida de agricultoras e agricultores por meio do desenvolvimento rural sustentável, adotando processos participativos, que valorizam o conhecimento dessas pessoas e a participação em processos de decisão, gestão, monitoramento e avaliação. Há também um caráter educativo, buscando estimular um modelo de desenvolvimento socialmente justo e economicamente viável, solidário e com sustentabilidade ambiental. Além disso, busca-se promover a emancipação econômica e social das famílias, considerando as condições culturais das pessoas envolvidas e as especificidades dos agroecosistemas.
“A gente participa desses movimentos sociais que buscam sensibilizar a população sobre a importância do combate à violência contra as mulheres, estimular o fortalecimento e a capacitação da rede de atenção à mulher no município, justamente porque nosso projeto tem um olhar voltado para as mulheres”, diz Claudia.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp