A reunião foi produtiva

A reunião foi produtiva

A Unisol Brasil está trabalhando para tornar a economia solidária uma realidade no município de Jacupiranga, no interior de São Paulo. A assessora técnica, Elizabete de Jesus Rocha, que atua na região do ABC paulista, participou de uma missão, em outubro, com o objetivo de conhecer o grau de conhecimento das pessoas sobre cooperativismo, suas necessidades e possíveis oportunidades para criação de novos empreendimentos.
Uma das reuniões foi realizada na subsede da Associação de Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo (Sintravale). Ela representa 700 agricultores que produzem hortifrutigranjeiros e engloba oito cidades do Vale do Ribeira e subsedes, respectivamente, tendo a Central no município de Registro.
De acordo com a assessora técnica da Unisol Brasil, a reunião foi rica em informações e os dirigentes da Sintravale concordaram que é importante eles se filiarem à Unisol Brasil. “A próxima etapa será passar aos demais agricultores que não estiveram presentes ao encontro as informações para que eles compreendam as vantagens de atuarem na forma de cooperativa”, disse Elizabete.
Uma outra reunião foi com um grupo que tenta se organizar para atuar no segmento de reciclagem. “A dificuldade deles é a ausência de um espaço que possibilite a organização para a coleta, triagem e comercialização. Outro fato que inviabilizou a organização do grupo foi a espera pelos resultados das eleições, que os obrigou a reiniciar todo o processo”, explicou.
Após esse primeiro encontro ficou claro a necessidade de novas reuniões com os grupos com a finalidade de passar mais informações assim como desenvolver um projeto em que a Prefeitura local possa atuar como parceira. “Além disso, é necessário um intercâmbio para que eles conheçam outras cooperativas”.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp