A UNISOL Brasil participa de agenda na Espanha entre os dias 15 e 19 de maio. Em programação promovida pelo Centro de Estudios Rurales y de Agricultura Internacional (CERAI) e Nexus Emilia Romagna (CGIL – Itália), o presidente da UNISOL, Leo Pinho, e Nelsa Néspolo, presidenta da cooperativa Justa Trama, participam de atividades sobre Finanças Solidárias e realizam visitas técnicas. As atividades acontecem em Valadolid e Valencia.
A programação tem início no dia 15 de maio, com a participação na mesa redonda sobre Economia Social e Solidária e Finanças Éticas. Além de Pinho e Nelsa, integram a atividade Toyi de Diego, presidenta da Asociación FIARE de Castilla-Léon e vice-presidenta da REFAS (Red de Finanzas Alternativas y Solidarias); Sandra Pareschi, presidenta da Nexus Emilia Romagna (CGIL – Itália); Ángel Hernández, secretário geral de CCOO de Castilla y León; Gabriel Abascal, do CERAI, que fará a moderação.
A atividade se insere em um projeto de cooperação financiado pela região da Emilia Romagna, na Itália, por meio da Nexus, para conhecer diversas experiências de finanças solidárias da Banca Etica. A visita se desenvolve também dentro do contexto de cooperação da CERAI, via CERAI Catalunha, e da Nexus Emilia Romagna com o Banco Comunitário Justa Troca.
“Essa ida à Espanha, possibilitada pela parceria da UNISOL Brasil com CERAI e com a Nexus da Itália é muito importante, principalmente no atual momento do país, de muitas incertezas nas políticas públicas de apoio e fomento à Economia Solidária. Vamos dialogar sobre o fortalecimento das iniciativas de finanças solidárias, em especial demonstrando e apresentando um novo momento da UNISOL Finanças, que já tinha uma forte história de política de crédito e de incentivo às fabricas recuperadas, mas que nesse momento vai apostar e aportar em iniciativa e fomento a práticas que se consolidaram em finanças solidárias no país, tanto bancos comunitários como fundos rotativos. Vamos conhecer as experiências na Espanha e também aprofundar parcerias para fortalecer as iniciativas no que diz respeito às finanças solidárias”, avalia o presidente da UNISOL Brasil, Leo Pinho.
A visita técnica se iniciará pelas experiências de financiamento de projetos cooperativos da Red de Finanzas Alternativas y Solidarias (REFAS) e da Associação FIARE Castilla-León de Colaboração de CCOO em Valladolid.
Após as atividades em Valladolid, o grupo irá a Valencia para conhecer projetos de inclusão social realizados pela CERAI e participa de um ato de Economia Social do Instituto Universitario de Investigación em Economia Social, Cooperativismo y Emprendimiento (IUDESCOOP), da Universitat de Valencia.
A mesa “Finanças Éticas e Economia Social e Solidária: uma perspectiva para a ação social” terá também a participação de Leo Pinho, Nelsa Néspolo, Sandra Pareschi e do diretor do IUDESCOOP, José Luiz Monzón, com moderação de Gabriel Abascal.
“Não mudamos o mundo sozinhos. Precisamos estar integrados. E nesse momento difícil pelo que passa o Brasil, e o mundo também, mais do que tudo a cooperação passou a ser o centro da nossa conversa e das nossas ações. Cooperar é um dar e um receber. Nós estaremos nessa programação na Espanha discutindo exatamente o tema das finanças porque aqui no Brasil temos experiências importantes com bancos comunitários, e lá eles também têm experiências avançadas da Banca Etica”, pondera Nelsa Néspolo.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp