Brasil Proximo Foto
Leonardo Pinho, coordenador do setorial de cooperativismo social da Unisol, está participando nos dias 25 e 26 de setembro da conferência “Da Cooperação à Colaboração Internacional com os Territórios”, promovida pela Região Emilia-Romagna, em Bologna, Itália. Por parte do Governo Federal, está presente a secretária-executiva do Programa de Cooperação Descentralizada Brasil-Próximo, Maria Cristina Sampaio Lopes, entre outros representantes.
O encontro tem o objetivo de demonstrar como os projetos – que originalmente se desenvolviam no âmbito da cooperação para o desenvolvimento – iniciaram e consolidaram processos de colaboração internacional entre instituições, empresas e sistemas territoriais em diferentes setores e entre diversas regiões, alargando, assim o horizonte das relações internacionais.
O programa Brasil Próximo foi criado há mais de dez anos para a implementação de projetos-piloto de desenvolvimento local em estados e municípios do Brasil e da Itália. No Brasil, foram desenvolvidos projetos em mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí, Paraíba, Paraná e Amazonas. Na Itália, fazem parte da cooperação os estados de Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria.
Falando sobre o evento, Leo Pinho declarou na quinta-feira, 25: “Estive agora na mesa do Brasil Próximo junto com Valmor Schiochet, da Secretaria Nacional da Economia Solidária (SENAES/MTE). Falei sobre o passo dado de união do cooperativismo popular, Concrab, Unicafes e Unisol Brasil, ao fundar a Unicopas”.
Brasil Próximo Cartaz
 
Fontes: MDA e Leo Pinho.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp