Na semana passada a Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos- Localizada em Porto Alegre/RS completou 20 anos de história, ela foi fundada em 23 de maio de 1996 por mulheres entre 18 e 70 anos com o objetivo de promover geração de renda e trabalho de forma coletiva. Atualmente a cooperativa tem 24 cooperadas que produzem peças de vestuário como camisetas e uniformes, além da confecção e gestão na comercialização das peças da Rede Justa Trama.

Nelsa Nespolo, relata um pouco da história da UNIVENS – “Em uma Vila, na periferia de Porto Alegre, em 1996, primeiro vieram 19 mulheres, e na segunda reunião eramos em 35. Assim no dia 23 de maio  criamos uma cooperativa, a cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos.
Parecia que assim tínhamos resolvido nossos problemas de trabalho e de renda. Mas cada dia tínhamos novos desafios; a busca de pedidos de produção, a falta de capital de giro, qualidade em nossos produtos, uniformidade na produção, local para trabalhar, maquinário… Acha que desistimos por isso? Não, somos mulheres fortes e determinadas. Seguimos. Encontramos muitos apoios tanto na divulgação, como financeiros e assim fomos nos fortalecendo.
Todas morando na própria Vila Nossa Senhora Aparecida na Zona Norte de Porto Alegre pudemos assim cuidar de nossa comunidade através do orçamento participativo que trouxe as melhorias de infraestrutura compondo a Associação de Moradores e na constituição da Capela assim cuidando de nossos filhos e família, podíamos almoçar com eles e acompanhá-los ate a escola e isso tudo fazíamos a pé.
Com a cooperativa chega a Incubadora popular, a Escolinha de Educação Infantil e a Cooperativa Nova Geração e vem a Justa Trama. Construídos no conceito da Economia solidaria, com participação nos Fóruns de Economia solidaria, filiadas a Unisol Brasil desde o principio, seguimos firmes. Cada dia um novo desafio. Cada dia mais desafios.
Com o apoio de entidades locais e da Espanha temos nossa sede própria, fidelizamos nossos clientes e parceiros e
hoje somos em 24 mulheres fazemos serigrafia, bordado, confecção a mais diversa possível desde uniformes de empresas e escolas, camisetas promocionais e tudo oque somos desafiadas e especialmente junto a Justa Trama, com nossos tecidos orgânicos.
Vencemos por 20 anos. Venceremos os próximos que virão pois somos a cooperativa UNIVENS.”

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp